O embaixador da Rússia em Ancara foi morto a tiros em um ataque a tiros realizado dentro de uma galeria de arte na capital turca nesta segunda-feira, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. “Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Federação Russa na Turquia, Andrei Gennadyevich Karlov, sofreu um ferimento do qual ele morreu”, disse a repórteres a porta-voz do ministério Maria Zakharova. “Nós consideramos o ataque como um ato terrorista”, acrescentou.
A agência de notícias turca Anadolu disse que o atirador foi “neutralizado” pouco depois do ataque, que parece apontar para um dos maiores desdobramentos do conflito sírio na Turquia. As relações entre Moscou e Ancara estão abaladas há tempos em função da guerra na Síria, na qual turcos e russos apoiam lados opostos. O Ministério das Relações Exteriores russo confirmou que o ataque foi realizado enquanto o embaixador fazia um discurso na abertura de uma exibição de fotos. O jornal Hürriyet informou que forças especiais cercaram o edifício, e a rede NTV noticia que três outras pessoas ficaram feridas.
Uma testemunha que os barulhos de tiros duraram algum tempo depois do atentado. Um repórter do Hürriyet disse que o agressor entoava slogans islâmicos. O agressor entrou no prédio alegando ser policia. “Não se esqueçam de Alepo, não se esqueçam da Síria! A menos que nós estejamos todos seguros, vocês também não sentirão segurança. Voltem, voltem! Todos aqueles que compactuarem com esta opressão e tortura pagarão por isso”, exclamou o homem após atirar várias vezes.
“Só a morte me levará daqui”, concluiu o homem em turco, após gritar várias vezes “Allahu Akbar” (Deus é grande, em árabe), assim como outras frases em árabe, antes de ser abatido.
Tensões recentes —Rússia e Turquia estão envolvidas no conflito da Síria de lados opostos. Ancara se opõe firmemente ao ditador sírio, Bashar Assad, enquanto o Kremlin vem mobilizando tropas e a Força Aérea em apoio ao regime. As tensões se acentuaram nas últimas semanas, quando forças sírias auxiliadas por Moscou se empenharam em assumir o controle da parte leste da cidade de Aleppo, desencadeando uma grande leva de refugiados.
Não ficou claro de imediato quem realizou o ataque. Extremistas do Estado Islâmico têm estado ativos na Turquia e empreenderam vários ataques a bomba contra alvos turcos. Na semana passada, um acordo entre Rússia e Turquia permitiu a retirada de civis e rebeldes da cidade síria de Alepo.
Vídeo: Embaixador russo é baleado e morto (imagens fortes)
O embaixador russo, Andrei Karlov, foi assassinado em Ancara, na Turquia, durante discurso em uma galeria de arte (Burhan Ozbilici/AP)
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.