Os candidatos à Prefeitura de Goiânia Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan (PSB) vão se enfrentar no segundo turno das eleições. Os eleitores vão decidir quem será o novo prefeito da capital goiana no próximo dia 30.
Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados neste domingo (2), Iris recebeu 277.074 votos, ou seja, 40,47% dos votos válidos. Já Vanderlan recebeu 217.981 votos, o que representa 31,84%.
Os candidatos disputaram o 1º turno das eleições com Delegado Waldir (PR), que teve 71.727 votos (10,48%); Francisco Júnior (PSD), que obteve 63.712 votos (9,31%);Adriana Accorsi (PT), que recebeu 46.103 votos (6,73%); Flávio Sofiati (PSOL), que teve 5.658 votos (0,83%) e Djalma Araújo(Rede), que recebeu 2.402 votos (0,35%).
Em entrevista coletiva logo após a confirmação do resultado, Iris Rezende falou sobre o segundo turno: “Sempre desenvolvi minhas campanhas com muito otimismo. Pelo que eu observava na rua, pensava até em vencer no primeiro turno. Não venci. Estamos vivendo uma nova realidade. Vamos para frente com força. Não faço política por fazer”, afirmou.
O candidato do PMDB também comentou sobre possíveis apoios: “Não quero me apequenar sobre o apoio de A ou de B. Quero o apoio e do povo. Segundo turno é uma nova realidade. Vamos ter o tempo igual, éramos sete e isso dívida ó eleitorado. Agora somos só nós dois. Não dispenso o apoio de ninguém, mas quero ser apoiado por quem entender que meu nome entre os dois é o melhor para Goiânia”, ressaltou.
Já Vanderlan afirmou, em entrevista coletiva, que não vai mudar de estratégia para o segundo turno: "Está dando certo, vamos continuar levando para a população o que nós temos de propostas para resolver os problemas que afligem tanto o goianiense. [Administrar Goiânia] é um desafio e eu gosto de desafios. Goiânia está precisando hoje que todos deem as mãos para a gente recuperar nossa cidade e eu estou preparado para governar", afirmou.
O candidato do PSB disse que "está preparado" para o segundo turno: "Estou muito feliz. Acho que eleição a gente ganha com propostas. Vai ser uma disputa boa e estou preparado. Saindo daqui vou reunir com a família e com os amigos. Hoje é dia de comemorar e amanhã já é trabalho", destacou.
Campanhas
Ao longo da campanha, pesquisas sempre apontaram para a realização do 2º turno na capital. Na primeira pesquisa Ibope, divulgada no dia 22 de agosto, Iris Rezende apareceu com 37% das intenções de voto, seguido pelo candidato Delegado Waldir, com 22%. Já Vanderlan apareceu com 13%.
Na segunda pesquisa Ibope, divulgada no dia 16 de setembro, Iris Rezende apareceu com 36% das intenções de voto, já seguido por Vanderlan, que tinha 27%.
A terceira pesquisa Ibope, divulgada no sábado (1º), apontou que Iris Rezende tinha 45% das intenções de voto. Já Vanderlan manteve o percentual do levantamento anterior, 27%.
Durante a campanha, Iris Rezende, que chegou a anunciar a aposentadoria da vida política pouco antes da corrida eleitoral, mas voltou atrás logo depois, fez questão de ressaltar que, se eleito, pretende governar a capital pelos próximos quatro anos.
Já Vanderlan, que é ex-prefeito da cidade de Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital, e concorreu ao Governo de Goiás nas últimas eleições, se candidatou pela primeira vez para comandar Goiânia. Na campanha, ele defendeu que vai criar oito sub-prefeituras para administrar regionalmente a capital.
Propostas
Durante a campanha, Iris Rezende afirmou que uma das suas metas, se eleito, é zerar o déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Segundo ele, serão construídos “tantos Cmeis quanto necessários”.
Além disso, ele afirmou que quer transformar o ensino fundamental em integral, com a implantação de 20 escolas que oferecerão 8 horas diárias de aulas. Segundo o candidato, serão disponibilizadas cerca de 15 mil vagas para estudantes de 6 a 14 anos.
Outra proposta de Iris é a recuperação de mais de 3 mil quilômetros de vias. Ele afirmou na campanha que, já no primeiro ano de mandato, pretende começar o asfaltamento de todos os novos bairros habitados da capital.
O peemedebista garante, ainda, que vai investir na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e que tem como objetivo “transformar a cidade na capital mais limpa do país”. Para isso, pretende reforçar a coleta seletiva de lixo.
Já Vanderlan tem como uma das bandeiras de sua campanha criar oito sub-prefeituras na capital. Segundo ele, as chamadas “administrações regionais” vão disponibilizar atendimento à população para todos os serviços da prefeitura, como pedidos de licenças ambientais, limpeza urbana, manutenção das escolas e informações sobre postos de saúde.
Ainda na área de saúde pública, o candidato pretende “acabar com as filas”. Ele diz que vai criar um programa chamado “Saúde em Casa”, onde pacientes que têm dificuldades de locomoção ou usam remédios de uso contínuo recebem atendimento em casa.
Vanderlan também promete melhorias para o transporte público, com uma fiscalização rigorosa do número de linhas de ônibus e horários das viagens. Além disso, ele diz que vai instalar novos abrigos na capital e vai investir no monitoramento dentro dos terminais.
O candidato do PSB ainda prometeu aumentar a oferta de vagas na educação infantil. Ele diz que pretende ampliar as escolas existentes e que vai implantar o Cmei sem férias, onde as crianças terão aulas o ano inteiro sem interrupções.
Perfis
Nascido em Cristianópolis, no sul de Goiás, Iris Rezende tem 83 anos e começou sua vida política em 1958, quando elegeu-se vereador em Goiânia. Depois foi eleito para deputado estadual, prefeito de Goiânia, senador, governador e ministro da Agricultura, no governo de José Sarney (PMDB), e da Justiça, no de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Vanderlan Cardoso tem 53 anos e nasceu em Iporá, no oeste de Goiás. É empresário, casado, e tem dois filhos. Foi prefeito de Senador Canedo durante dois mandatos, entre 2004 e 2010, quando saiu da administração do município para disputar as eleições para governador do estado. Ele também se candidatou ao governo em 2014, mas perdeu nas duas votações.
Confira como foi a votação dos candidatos:
Iris Rezende (PMDB):40,47%
Vanderlan (PSB): 31,84%
Delegado Waldir (PR): 10,48%
Francisco Jr (PSD): 9,31%
Adriana Accorsi (PT): 6,73%
Flávio Sofiati (PSOL): 0,83%
Djalma Rezende (Rede): 0,35%
Fonte:G1