O vídeo de um minuto, gravado no centro da cidade de Verviers, Bélgica, mostra um jovem andando pela rua enquanto entoa uma oração. A cena poderia parecer corriqueira não fosse o fato de ele estar pedindo que todos os cristãos do mundo sejam mortos. Como foi falada em árabe, certamente não chamou atenção das pessoas que passavam por ele.
O material foi incialmente divulgado em 2 de agosto numa conta ‘jihadista’ do aplicativo Telegram, bastante utilizado pelos terroristas. Acabou vazando para a imprensa e desde então causa pânico entre a população belga, de maioria cristã.
Recentemente, o país viveu os horrores de um atentado no aeroporto e numa estação de metrô que deixou 35 mortos e centenas de feridos. Os ataques foram reivindicados pelo Estado Islâmico.
No vídeo, o homem pede a Allah para “aniquilar os odiosos cristãos”, chamados por ele de politeístas, por crerem numa trindade. Diz que é preciso “matar a todos” e que Alá não deve “poupar a vida de nenhum”.
Segundo o Instituto de Pesquisa do Oriente Médio (MEMRI), que monitora atividades terroristas e foi responsável por legendar o vídeo em inglês, o objetivo seria estimular novos ataques em solo belga. A identidade do rapaz não foi divulgada. Sabe-se que ele tem 15 anos e é filho do imã El Alami Amaouch, um radical que enfrenta um processo de deportação.
Theo Francken, Ministro de Asilo e Imigração da Bélgica diz que essa ameaça é levada “muito a sério”. Afirma que as autoridades federais estão no encalço do adolescente. Ele e o pai fazem parte de um grupo extremista que é monitorado pelas autoridades.
Em 2015, membros dessa célula terrorista de Verviers foram presos. Eles tinham como plano sequestrar uma autoridade política e decapitá-lo numa transmissão ao vivo pela internet.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.