Na manhã desta quarta-feira (3), a polícia invadiu a Igreja de Santa Rita, no 15º bairro de Paris. Os fiéis que estavam no local, além de líderes católicos e políticos, foram retiradas à força. As imagens do ocorrido se espalharam rapidamente pelas redes sociais.
Conhecida como “igreja dos animais”, oferece uma bênção anual para os bichinhos de estimação e seus donos, no primeiro domingo de novembro, sempre atraindo centenas de pessoas. Além disso, é a única a permitir a presença de animais durante as missas.
O templo foi oficialmente fechado em outubro do ano passado, mas celebrações continuavam a ser realizadas no local. A venda do prédio para um consórcio imobiliário que pretende demoli-la para a construção de um estacionamento vem gerando protestos.
Fiel arrastada pela polícia.
Em 2014, seus defensores haviam tentado tombá-la como patrimônio, mas a Comissão Imobiliária da Antiga Paris afirmou que sua arquitetura não tinha nenhum diferencial e, portanto, não era digna de receber “proteção do patrimônio”.
Vários membros de movimentos de direita faziam um protesto pacífico. As imagens filmadas de celulares, mostram que cerca de 30 pessoas estavam na igreja, a maioria sentada no chão. Muitos cantavam hinos enquanto os policiais retiravam a força os móveis do local.
A deputada do Parlamento Europeu Marine Le Pen comprou a briga, afirmando que ao invés de destruir uma igreja, o governo deveria demolir as mesquitas dos radicais.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.