RJ: polícia prende seis suspeitos de fraudar R$ 66 mi em licitações
Novidades
Publicado em 30/07/2019

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na manhã desta terça-feira (30) seis pessoas em uma operação contra um grupo de empresas acusadas de fraudar licitações da Fundação Leão XIII, no valor total de R$ 66 milhões. Os agentes ainda tentam cumprir dois mandados de prisão e outros 19 de busca e apreensão.

Batizada de Catarata, a operação começou com a descoberta da CGE-RJ (Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro) que um conglomerado de empresas participou de licitações entre 2015 e 2018 em uma falsa concorrência.

O esquema buscava favorecer a Servlog Rio Consultoria e Assessoria Empresarial LTDA, que ganhou quatro pregões eletrônicos durante a atuação investigada.

Os contratos firmados de forma fraudulenta entre a vencedora da licitação e a Fundação Leão XIII previam o fornecimento de 560 mil armações óculos, 560 mil consultas oftalmológicas e 560 mil exames de glicemia.

Segundo a Polícia Civil, “a intenção dos investigados era apenas dar aparência de competitividade às concorrências, para que, ao final, a empresa vencedora fosse a Servlog Rio”.

Além dos suspeitos terem suas contas bancárias bloqueadas e responderem por associação criminosa, fraudes licitatórias contra a administração pública e falsidade ideológica, as empresas envolvidas no esquema podem pagar multa de 20% do seu faturamento, segundo a Lei Anticorrupção.

Matéria:R7

Comentários
Comentário enviado com sucesso!