Haddad é superado por Bolsonaro no voto feminino, segundo Ibope
Novidades
Publicado em 02/10/2018

 

O deputado federal Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, ultrapassou seu adversário Fernando Haddad (PT) entre o eleitorado feminino no primeiro turno. Os dados são da mais recente pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira (1).

Entre o público feminino, Bolsonaro registrou 24% das intenções de voto e Fernando Haddad marcou 20%. Na pesquisa anterior, divulgada em 26 de setembro, o candidato do PSL marcava 18% e o petista cravava 21%.

Apesar de aparecer à frente, Bolsonaro está tecnicamente empatado com Haddad entre as mulheres, segundo o Ibope, no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A mudança no quadro ocorre após milhares de pessoas participarem de manifestações contra e a favor de Bolsonaro no final de semana. Os movimentos — tanto em apoio quanto em repúdio ao candidato — foram organizados pelas redes sociais.

Com os eleitores do sexo masculino, Bolsonaro segue predominante, subindo de 36% para 39% das intenções. Haddad oscilou de 20% para 21%. Ciro Gomes oscilou negativamente, de 11% para 10%. Homens que pretendem votar em branco ou nulo representam 9% nas duas pesquisas. Também não houve alteração no número de indecisos: 4%.

Bolsonaro cresceu acima da margem de erro (que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos) entre o público de 16 a 24 anos. O candidato foi de 24% para 31% entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro. Fernando Haddad oscilou negativamente — de 21% para 20% — e Ciro Gomes oscilou positivamente, indo de 15% para 16% das intenções.

O candidato do PSL também se consolida entre os eleitores com ensino superior: as intenções de voto entre os universitários saltaram 9 pontos percentuais, de 31% para 40%. Enquanto isso, Fernando Haddad caiu de 18% para 14%.

Considerando a escolaridade, Haddad lidera apenas entre aqueles que estudaram até a 4ª série do Ensino Fundamental. O candidato petista oscilou de 24% para 26% entre as duas pesquisas, enquanto Bolsonaro foi de 17% para 19%.

O número de eleitores que só completaram os estudos até a 4ª série e pretendem votar em branco ou nulo oscilou de 13% para 11%. Indecisos foram de 13% para 10%. Quanto aos universitários, brancos e nulos permaneceram em 8% e indecisos caíram de 7% para 3%.

Fonte:R7

Comentários
Comentário enviado com sucesso!