Número de mortos após terremoto e tsunami na Indonésia chega a 844
Novidades
Publicado em 01/10/2018

Autoridades da Indonésia se apressavam nesta segunda-feira (1) para levar ajuda à ilha de Sulawesi após um terremoto de magnitude 7.5 na escala Richter atingir a ilha de nesta sexta-feira. Logo após o tremor, um tsunami com ondas de até 2 metros de altura atingiu as cidades de Palu e Dongala, no norte do país

Mais de 844 corpos foram resgatados e agora aguardam o enterro em massa. Apenas 744 corpos foram identificados, disseram autoridades.As equipes do governo já trabalham na abertura de grandes valas comuns para enterrar as centenas de vítimas, as equipes de Busca e Resgate da Indonésia (SAR) também descobriram mais corpos enterrados sob escombros e destroços.

Segundo relatos, dezenas de pessoas estão presas nos escombros de vários hotéis e um shopping center na pequena cidade de Palu, 1.500 quilômetros a nordeste de Jacarta.

O saldo de mortos deve aumentar à medida que os agentes de resgate chegarem a locais de difícil acesso e é possível que centenas de pessoas estejam soterradas por deslizamentos de terra

Existe uma preocupação específica com Dongala, região de 300 mil habitantes situada ao norte de Palu e próxima do epicentro do terremoto, e dois outros distritos onde a comunicação foi interrompida

O presidente Joko Widodo disse a repórteres que resgatar estas pessoas é uma prioridade: 'O resgate ainda não terminou. Há muitos locais onde o resgate não pode ser feito por causa da falta de equipamento pesado, que começou a chegar de noite', disse Widodo.

'Enviaremos tantos suprimentos de comida quanto possível hoje com aviões Hercules, diretamente de Jacarta' disse ele, referindo-se aos aviões militares de transporte, mais tarde a agência de gerenciamento de desastres disse que mais equipamento pesado e pessoal são necessários para recuperar corpos.

O governo da Indonésia está fazendo um levantamento para organizar a ajuda internacional, tanto humanitária como técnica, já a Cruz Vermelha na Indonésia divulgou um relatório em que solicita 22 milhões de francos suíços (R$ 88 milhões) de ajuda internacional para poder atender 160 mil pessoas.

No Aeroporto Mutiara Sis Al Jufri, em Palu, pessoas aguardam para serem transportadas para áreas seguras. Milhares de pessoas tentam deixar a cidade devastada e evitar a fome e a sede sob o calor escaldante.

Muitos sobreviventes bloquearam caminhões que transportavam ajuda humanitária para saquear o conteúdo, já que eles estão passando fome e sede por dias.

Fonte:R7

Comentários
Comentário enviado com sucesso!