A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta sexta-feira (28) a Operação Fake Money para desarticular uma organização criminosa especializada em cessão de supostos créditos com o objetivo de simular quitação ou compensação de tributos federais. A fraude envolveu cerca de 3 mil contribuintes. A Receita estima que os prejuízos causados à arrecadação alcancem R$ 5 bilhões.
Estão sendo cumpridos 17 Mandados de Prisão Preventiva e 34 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Curitiba, no Paraná, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto , São Paulo, Araraquara, Piracicaba, Barueri, Osasco, Descalvado, Itapecerica da Serra, Mirassolândia, todas no estado de São Paulo e Uberlândia, em Minas Gerais. A operação contou a com a participação de 83 servidores da Receita Federal, sendo 74 auditores-fiscais.
Além do principal mentor do esquema, foram presos empresários, advogados, economistas, consultores e contabilistas que atuavam como intermediários e operadores da fraude. Dentre os bens bloqueados pela Justiça, encontram-se recursos financeiros, imóveis e veículos.
Nome da operação
O nome da operação faz alusão aos imprestáveis e falsos créditos negociados para tentativa de pagamento de tributos.
Fonte:R7