A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira (20) quatro mandados de busca e apreensão e de dois de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir depor) em uma operação que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva batizada de Operação Janus. A investigação apura um suposto esquema de tráfico de influência.
O petista, no entanto, não é foco direto das diligências realizadas pelos policiais federais nesta sexta no estado de São Paulo, mas os alvos dos mandados de condução coercitiva são pessoas ligadas ao ex-presidente da República.
O principal alvo das buscas e apreensões é o sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos, que foi conduzido coercitivamente à PF para prestar esclarecimentos em Santos, no litoral paulista.
Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. Funcionários do governo e executivos de empreiteiras costumam identificá-lo como “o sobrinho do Lula”. Em 2012, uma de suas empresas de engenharia, a Exergia Brasil, foi contratada pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. O acerto entre as partes foi formalizado no mesmo ano em que a Odebrecht conseguiu no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um financiamento para realizar esse projeto na África.
Fonte: G1