Bolívia confirma que Comando Vermelho atacou guarnição militar
Novidades
Publicado em 20/06/2018

O ministério da Defesa da Bolívia confirmou, na segunda-feira (18), que a facção criminosa Comando Vermelho atacou uma guarnição militar boliviana na fronteira binacional e não descartou a possibilidade de novas ações criminosas.

“Temos informações da inteligência que essas pessoas, os criminosos pertencem ao Comando Vermelho”, disse em entrevista coletiva o ministro da Defesa Javier Zavaleta, referindo-se ao ataque realizado no domingo contra um posto militar no departamento de Pando, que faz fronteira com o Brasil.

Os criminosos atacaram a guarnição militar, fizeram um ferido e roubaram nove fuzis AK, 11 carregadores e 5 pistolas, de acordo com um primeiro relatório do ministério.

Bolivianos ‘devem responder’

Zavaleta informou o destacamento de 100 militares, incluindo das forças especiais, para realizar uma incursão em toda a área e que a instrução é que os bolivianos “devem responder de forma apropriada”.

Por meio dos canais correspondentes, as autoridades bolivianas entraram em contato com suas contrapartes brasileiras para que possam cooperar na captura dos criminosos, seja com a Polícia ou com as Forças Armadas.

A Polícia foi colocada em alerta na semana passada, depois que notícias da imprensa indicaram que o Comando Vermelho atacou uma delegacia de polícia brasileira para roubar armas e munição.

Imprensa local havia alertado ataque

O Ministério da Defesa boliviano confirmou o ataque um dia depois de a imprensa local ter registrado um ataque atribuído ao Comando Vermelho.

Na quarta-feira passada (13), as autoridades bolivianas enviaram uma equipe das forças de elite à fronteira com o Brasil após um ataque a uma delegacia da polícia civil na cidade brasileira de Epitaciolândia (limítrofe com a Bolívia), de onde foram levadas 30 armas e 2 mil munições.

Bolívia e Brasil compartilham uma fronteira de 3.400 quilômetros, cenário de tráfico de armas, droga, madeira, pedras semipreciosas, fauna e automóveis roubados.

No último ano, a polícia boliviana identificou a presença de membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) na região.

Fonte: G1

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!