O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi denunciado criminalmente nesta quarta-feira pela força-tarefa do Ministério Público Federal em Brasília por envolvimento na operação Zelotes, confirmou uma fonte com conhecimento à acusação.
A íntegra da acusação com os detalhes da imputação contra Mantega – a primeira na Zelotes – ainda não foi disponibilizada.
A denúncia, segundo a fonte informou, refere-se ao julgamento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) de multas aplicadas a uma empresa de um amigo do ex-ministro.
Procurado, o advogado de Mantega, Fábio Tofic, não retornou os contatos da reportagem para comentar a acusação criminal.
No início do mês passado, a Justiça Federal de Brasília rejeitou um acordo proposto por Mantega para evitar que ele pudesse ser preso preventivamente.
Ele propôs atuar como uma espécie de colaborador das investigações em outra operação, a Bullish – que apura suspeitas de irregularidades em negócios bilionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com empresas. A blindagem penal, se valesse, só valeria para as apurações da Bullish.
Fonte: Reuters