Um em cada três tem vergonha de ser brasileiro, segundo levantamento do Datafolha, a maior proporção de descontentes já registrada desde que o instituto passou a fazer a pesquisa, em março de 2000.
Segundo o levantamento, 67% dos entrevistados têm orgulho de ser brasileiro e 34% sentem vergonha. O número só cresce desde o final de 2014, quando terminou o primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT) na Presidência da República.
Até então, o maior percentual de envergonhados com a condição de brasileiro havia sido registrado em julho de 2016, em meio às discussão sobre o impeachment de Dilma – ela seria afastada definitivamente do cargo pelo Congresso no mês seguinte, dando lugar a Michel Temer (PMDB), que já ocupava o cargo interinamente desde maio.
O recorde de brasileiros envergonhados acontece logo depois da divulgação pela Operação Lava Jato da lista de políticos que receberam dinheiro ilegal da Odebrecht – são 98 apenas entre aqueles que têm foro no Supremo Tribunal Federal (STF), de todos os grandes partidos.
O maior percentual de satisfeitos por serem brasileiros foi registrado em pesquisa feita em novembro de 2010, final do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando apenas 9% diziam ter vergonha e 89% diziam ter orgulho da condição.
Morar no país
Já em relação a morar no país, o Datafolha apontou que isso é ruim ou péssimo para 20% da população, regular para 26% e bom ou ótimo para 54% – a taxa de satisfeitos caiu sete pontos percentuais em relação ao final do ano passado.
A pesquisa foi feita nos dias 26 e 27 de abril. Foram feitas 2.781 entrevistas em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo.
Fonte:Veja