De acordo com levantamento feito pelo Instituto Data Popular, 74% dos brasileiros da classe C, considerando todas as regiões do Brasil, desejam que a Operação Lava Jato continue. Além disso, 51% avaliam a força-tarefa como ótima ou boa. No entanto, a pesquisa também revela que o apoio é seguido de uma visão crítica para 43% dos entrevistados, que afirmam que a operação prejudicou a economia do país.
Entre os que defendem a manutenção da Operação, a maioria é de mulheres (79%), com 35 a 44 anos (79%) e ensino médio e superior completos (79%). Outros 21% querem o fim da Lava Jato e 5% não souberam opinar.
Os que avaliam a força-tarefa como ruim ou péssimo são cerca de 27% do total. Apesar disso, a maioria dos entrevistados acredita que a Lava Jato é um importante instrumento de combate à corrupção (74%) e que políticos e empresários terão um comportamento mais honesto a partir da ação (57%).
O levantamento ainda aponta que grande parte dos entrevistados percebe corrupção nos três poderes e no empresariado brasileiro.
Outro dado de destaque é sobre o grau de corrupção: 92% opinaram que ela está muito presente no Poder Legislativo, 86% no Executivo, 80% no Judiciário e 87% entre os empresários.
Informações:R7