As Forças de Segurança realizam operações na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (29).
No Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, 2.520 militares das Forças Armadas, apoiados por blindados e aeronaves, fazem cerco e revistas seletivas de pessoas e veículos, checam antecedentes criminais e verificam denúncias. De acordo com o Comando Conjunto, o objetivo da ação é promover a estabilização da área e remover barricadas.
Durante um confronto, um homem — identificado apenas como suspeito — foi baleado e morto.
Na Baía de Guanabara, 300 militares da Força-Tarefa da Marinha e 12 agentes da Polícia Federal, apoiados por dois navios, nove embarcações e uma lancha blindada, realizam bloqueio e cerco naval para reprimir fugas pela água.
O Comando Conjunto informou que algumas vias e acessos na região poderão ser interditados e setores do espaço aéreo poderão ser controlados, oportunamente, com restrições para aeronaves civis.
Ainda segundo o Comando, as ações devem impactar positivamente cerca de 1 milhão de pessoas, direta e indiretamente, abrangendo uma área terrestre de 32 km² e uma superfície marítima de 61km².
A ação se insere no contexto da intervenção federal na segurança pública do estado, que completou seis meses no dia 16 de agosto.
Fonte: R7