A poucas horas do fim do prazo, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já recebeu dez registros de candidaturas nesta quarta-feira (15) para a corrida presidencial deste ano. Os nomes que pretendem concorrer à Presidência têm até às 19h desta quinta para se registrarem.
Os candidatos que já registraram candidatura foram: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (NOVO), Marina Silva (REDE) e Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado (PSTU).
Dos 13 candidatos definidos nas convenções partidárias, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), João Vicente Goulart (PPL) e José Maria Eymael (DC) faltam registrar a candidatura.
As convenções determinaram 14 candidatos, mas a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) desistiu da candidatura para sair como vice na chapa do PT.
Registro no TSE
O registro dos candidatos serve para que o TSE possa avaliar se o candidato está apto ou não para participar da corrida eleitoral. O procedimento é aplicado para as eleições no âmbito federal, estadual e municipal. Os nomes que não preencherem o registro dentro do prazo ficam fora da eleição.
Os candidatos precisam informar dados pessoais, como CPF e grau de escolaridade, e declarar bens. Todas as informações são públicas e ficam disponíveis no site do TSE.
Fonte: R7