O dólar fechou esta segunda-feira em baixa de 0,92%, a 3,57 reais, em dia em que o volume de negócios ficou abaixo da média por causa do Memorial Day, feriado nos Estados Unidos de homenagem aos militares do país mortos em serviço. O superávit primário do governo central acima das expectativas em abril, divulgado nesta segunda, puxou a baixa.
"No meio de tantas notícias ruins, é bom ter uma novidade positiva na área fiscal", disse o superintendente de derivativos da corretora de um banco nacional. "Não é como se todos os problemas tivessem desaparecido, mas em um dia mais vazio como hoje acaba servindo de motivo para os mercados melhorarem."
O governo central (Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social) registrou superávit primário de 9,75 bilhões de reais em abril, bem acima do saldo positivo de 600 milhões de reais projetado por analistas em pesquisa da Reuters.
O dado ajudou a moeda americana a ampliar a queda em relação ao real, após alternar entre leves altas e baixas durante toda a primeira metade da sessão. "Com os EUA parados, o mercado aqui fica bem devagar", disse o superintendente regional de câmbio da corretora SLW João Paulo de Gracia Corrêa.
Bovespa - No mercado de ações, a Bovespa fechou com o seu principal índice em queda de 0,18%, a 48.964 pontos, após sessão sem tendência definida e giro financeiro reduzido devido à ausência do referencial de Wall Street em razão de feriado nos Estados Unidos. O volume financeiro da sessão somou 2,1 bilhões de reais contra média diária em 2016 de 7,189 bilhões de reais.
Fonte: Veja