Hong Kong retomou a importação de carnes do Brasil, segundo o Ministério da Agricultura. As compras estavam suspensas após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção envolvendo fiscais e frigoríficos.
Os 21 frigoríficos investigados pela operação estão proibidos de exportar, por determinação do Ministério da Agricultura.
A decisão de reabertura parcial ao mercado brasileiro foi tomada após informações fornecidas pelo Ministério da Agricultura.
Hong Kong é o maior importador de carnes do Brasil. Em 2016, a ex-colônia britânica importou 1,84 bilhão de dólares em carne, 773.070 toneladas. Outro grande comprador da carne brasileira é a China, responsável pela importação de 736.576 toneladas de carne, um total de 1,75 bilhão de dólares.
As exportações brasileiras de carne já foram afetadas pelas restrições impostas por outros mercados após a Operação Carne Fraca. Números do Ministério do Desenvolvimento mostram que a média diária de exportações de carne caiu 19% na quarta semana de março (dias 20 a 26) na comparação com o acumulado do mês até a terceira semana. A operação foi deflagrada no dia 17 de março.
O Ministério da Agricultura interditou seis frigoríficos investigados. Ao mesmo tempo, a Secretaria Nacional do Consumidor determinou o recall de produtos produzidos por quatro unidades citadas na investigação.
Confira abaixo, os maiores importadores da carne produzida no país:
Fonte:Veja